Conectado ao planeta
LUCAS MAGRANI
Espere grandes mudanças
Acredito que o povo trirriense precisa de uma cidade mais cidadã. Por isso, dedico-me a mudar a realidade ambiental social e cultural de Três Rios, através de ações e projetos. Um trabalho voluntário e prazeroso, que tem gerado bons frutos na cidade.
Pela primeira vez me coloco democraticamente a disposição da população como pré-candidato a vereador, por acreditar que pessoas simples podem ser protagonistas e realizadoras de grandes transformações sociais, com ideias inovadoras e boas práticas em busca de resultados.
Conheça minha trajetória

CONHEÇA MAIS O AMBIENTALISTA LUCAS MAGRANI
Nasci em Petrópolis/RJ e registrado no cartório de Areal/RJ, em 1980. Minha infância e a juventude foi no bairro do Monte Castelo em Três Rios/RJ. Tenho 40 anos, sou Administrador de Empresa e Tecnólogo em Gestão Ambiental, pós graduado em finanças pela UFF. Sou casado com Ceci Miranda e pai da pequena Julieta de 3 anos.
Sou presidente da Três Rios Três Árvores, co-criador do Circultural – Circo e Multiarte, e co–criador do Projeto Social Picadeiro Móbile. Fui Conselheiro de Meio Ambiente no COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Sou Conselheiro de Cultura no CMPC - Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Fui diretor da CDL Jovem Três Rios, diretor financeiro do Entrerriense Futebol Clube. Sou empreendedor cultural. E integrei diversificadas equipes de trabalho pelas empresas e entidades por onde passei.
O INíCIO DO TRABALHO CULTURAL E SOCIAL
Em meados dos anos 2000, conheci minha esposa, na época estudante de fisioterapia e aluna na Escola Nacional de Circo. Após a conclusão dos cursos, criamos o Grupo Móbile, em 2010.
Em 2011, nasceu o Espaço de Criação Móbile, um local inicialmente criado para ser local de estudo e ensaio do Grupo. No ano seguinte tornou-se uma escola de arte circenses.
Ao longo dos 10 anos. Ceci e Eu desenvolvemos e promovemos vários espetáculos artísticos, projetos culturais e sociais. Saiba mais na aba Projetos Sociais.
O INÍCIO DO TRABALHO AMBIENTAL
Desde pequeno, Eu imaginava o morro de frente da minha casa com muitas árvores, achava aquilo uma imensidão de capim. Inspirava-me na beleza da Florestinha da Fazendo São Lourenço que se avista na entrada do Bairro do Monte Castelo.
Em 2013, conversava com dois amigos sobre a situação ambiental de Três Rios. Depois de muito observar, discutir, concluímos que era um lamentável cenário ambiental!
Foi a partir dessa conclusão que perguntei: E se plantarmos árvores nos morros de Três Rios?
Então há 7 anos, criamos a ONG Três Rios Três Árvores. Com objetivo de reflorestar áreas degradadas e desflorestada, e promover um despertar para a conscientização ambiental.
Para entender as questões ambientais, foi que inicie graduação em Tecnologia da Gestão Ambiental. Foi com estudo e pesquisa que tomei ciência que a cidade de Três Rios tem aproximadamente 260km² dos seus 326²km destinado a território de área de proteção ambiental. Não tem efetivados planos de manejos e nem o plano de arborização urbana. É considerada a cidade mais desmatada do estado do Rio de Janeiro. E a prática criminosa constantes das queimadas na época de poucas chuvas, vem de muito tempo.
O CRESCIMENTO DO PROJETO
Por acreditar na democracia e no poder da coletividade, vislumbrei a possibilidade de tornar a cidade de Três Rios mais “verde”e mais cidadã.
Com a chegada de voluntários e a formação de parcerias, o projeto ganhou forças para desenvolver e pôr em prática iniciativas de plantios de árvores do Bioma Mata Atlântica, doação de mudas de árvores para a população, desenvolvimento de educação ambiental, incentivo e promoção de políticas pública com sugestão na melhoria na legislação municipal ambiental.
Como resultado do trabalho realizado estão os projetos Futuro Verde, Plantar + Colher, Minha Cidade Mais Verde, Plante Sombra, Plantio Global, Cine Luar e o recolhimento de óleo de cozinha saturado.
Desde então este tem sido meu constante foco de trabalho e esforço para o desenvolvimento ambiental e social na cidade. A frente da Três Rios Três Árvores, importantes parcerias foram fechadas, que possibilitaram a realização de eventos pontuais e de grande relevância socioambiental. Conheça mais na aba Três Rios Três Árvores.
IDEIAS PARA MELHORAR TRÊS RIOS

MEIO AMBIENTE
Por um futuro melhor
Em Três Rios mais da metade do seu território é destinado as Área de Proteção Ambiental. Isso significa que essas áreas são regulamentadas. E a elas são destinadas verbas para serem aplicadas em sua manutenção.
O problema não é a falta de dinheiro, o problema é a má gestão. A falta de fiscalização e a correta destinação desses recursos. Por isso defendo a implantação e a fiscalização da política pública ambiental.
Não nos cabe mais vivermos numa cidade sem o cuidado e respeito ao meio ambiente.
Não perceber que habitamos uma casa planetária. Onde o bem estar da sua população está diretamente ligada ao ambiente em que vive.

CULTURA
A valorização da classe artística
Como atuante na área cultural, vejo que a cultura não pode ser só vista como entretenimento, mas como força motriz artística e educacional.
Investir em cultura é também investir em educação. Os corretos investimentos mostram serem responsáveis por reduzir a violência, a discriminação, o tempo ocioso, e aumenta o estimulo aos estudos, bagagem cultural, proporciona transformações sociais em crianças e jovens, e pode ter impacto na decisão de carreira dessas pessoas.
A cultura é um local democrático. Merece ser valorizada, reforça nossa identidade nacional e uni o povo por meio de suas diferenças.
Afinal, a cultura é a nossa maior riqueza.
Quer saber mais? Entre em contato hoje.
